Informação


A Coudelaria de Alter está atualmente a passar por um processo de revitalização e reestruturação, encontrando-se em obras, para que os nossos visitantes passem a usufruir de um espaço mais valorizado, condigno e compatível com a importância que tem uma coudelaria como a de Alter.

Assim, e para que a vivência e a experiência daquele espaço fique na memória de todos os que o visitam, vimo-nos obrigados a suspender a visitação no período de 14 a 28 de outubro, sendo retomada a partir do dia 29 de outubro.

Agradecemos a compreensão de todos em prol da valorização da Coudelaria de Alter.


Imagem de Fundo

Patrimónios

Território

A Coudelaria de Alter situa-se na Tapada do Arneiro, no concelho de Alter do Chão a cerca de 4 Km da vila, no centro do distrito de Portalegre. 

A Tapada do Arneiro é a designação da herdade que, sendo uma propriedade integralmente murada, com uma área aproximada de 800 ha, possui um notável património natural de grande valor paisagístico, florístico e faunístico, disponibilizando ainda a fruição de circuitos arqueológicos e diversos motivos de interesse histórico-cultural e ambiental, que contribuem para que a Coudelaria de Alter seja, no futuro, um ponto de passagem obrigatório no Alto Alentejo, em particular em Alter do Chão.
Alter do Chão, sendo uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Portalegre (Alto Alentejo), possui uma baixa densidade populacional, cifrada em 9,8 hab/km². É sede de um município com 362,07 km² de área e 3 562 habitantes. O município é limitado a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e, a oeste, por Ponte de Sor. O concelho de Alter do Chão é constituído por quatro freguesias.

Alter do Chão assume-se como terra de história viva, onde impera a tranquilidade e um importante património repartido entre o casario branco de faixa colorida, com ruas calcetadas onde convivem casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII, e vários monumentos históricos, de entre os quais se destacam o Castelo e a Casa do Álamo, núcleos museológicos abertos ao público, onde se concentra uma ampla variedade de atividades culturais. Para além destes, entre outros, será ainda de referenciar:

  • O Palácio dos Viscondes de Alter ou Casa Nobre da Barreira;
  • O Pelourinho de Alter do Chão;
  • A Capela de Santo António dos Olivais;
  • A Igreja do Senhor Jesus do Outeiro;
  • O Castelo de Alter Pedroso ou Fortificações de Alter Pedroso (restos);
  • A Estação arqueológica de Alter do Chão (Mosaico da Vila Romana da Casa de Medusa) ou Ferragial d' El Rei;
  • O Chafariz da Praça da República (Alter do Chão);
  • A Igreja do Convento de Santo António.